segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Doença de Alzheimer - Parte I

A demência de Alzheimer é uma doença progressiva com repercussão  nas funções intelectuais, provocando mudanças importantes e irreversíveis na vida do doente e na vida dos familiares/cuidadores.

Inspirada por este POST, onde dou a conhecer um livro infantil sobre Alzheimer, vou fazer um apanhado das informações gerais, das principais alterações cognitivas, das principais alterações nas actividades básicas e das principais alterações no comportamento. Vou também dar a conhecer algumas actividades que se podem fazer com os mais idosos, tenham eles alzheimer ou não.

A exposição do  tema será através de um jogo de perguntas/respostas muito simples e práticas para que possam ter uma ideia da doença. Será dividido em 5partes. Hoje iremos conhecer a 1ªParte - Informações Gerais




Informações Gerais

O que é a demência?

 - É o resultado de doenças que afectam o cérebro de forma crónica e progressiva com perturbação das funções mentais incluindo a memória, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, linguagem, juízo crítico, humor e personalidade. Estas perturbações afectam o funcionamento diário da pessoa e interferem com a vida social, a família e o trabalho. O seu curso é progressivo e lento e varia de doente para doente e com as diferentes causas de demência.

O que é a Doença de Alzheimer?

- É a causa mais frequente de demência. É uma doença degenerativa e progressiva do cérebro, causada por uma perda acelerada dos neurónios. Afecta sobretudo a memória mas também o 
raciocínio, a orientação, a linguagem, o comportamento e os afectos.

Que outras causas existem?

 - Enfartes cerebrais múltiplos (causa muito importante em Portugal), alcoolismo, doenças da tiróide, traumatismos cranianos. infecções do sistema nervoso central, etc...

É diferente de doença mental?

- O termo doença mental é frequentemente deturpado e aplica-se sobretudo a doentes de foro psiquiátrico com esquizofrenia, atraso mental grave ou autismo, por exemplo. A doença de Alzheimer é uma doença neurológica que afecta adultos previamente saudáveis e leva a perda progressiva das capacidades cognitivas.

Qual a diferença do envelhecimento normal?

- Na demência, as dificuldades acontecem mais rapidamente e interferem com o normal funcionamento do indivíduo. No envelhecimento normal podem surgir pequenas dificuldades como, por exemplo, recordar nomes ou recados.

O que é defeito cognitivo ligeiro?

- Acontece quando as dificuldades de memória começam a ser mais graves mas interferem pouco no dia a dia da pessoa. Em alguns casos corresponde ao início da doença de Alzheimer. É uma fase importante de reconhecer, pois é, quando os medicamento e o treino de capacidades podem actuar melhor e atrasar o aparecimento da doença.

Existe cura?

- Ainda não, mas já apareceram os primeiros medicamentos que atrasam a progressão da doença e os conhecimentos médicos sobre a doença têm aumentado muito.




Em que idade pode começar?

- É raro começar antes dos 50, mas existem sempre excepções.

Quem pode ter maior risco de ficar com demência?

- Embora não esteja ainda claro porque é que algumas pessoas têm demência e outras não, existem alguns factores importantes:
* História familiar de demência antes dos 55 anos.
* Hipertensão, doenças do coração, diabetes mal controlada e enfartes cerebrais.
*Traumatismos cranianos repetidos.

O meu pai/mãe teve demência de Alzheimer. Também vou ter?

 - Não necessariamente. Apesar de existir um componente genético na doença, em especial nas formas de início precoce, a maioria dos casos ocorre de modo esporádico e não familiar.

Quem pode ter menor risco?

- As pessoas intelectualmente activas, com maior escolaridade e saudáveis.

Ter queixas de memória é igual a ter demência?

- Não. As pessoas muito preocupadas com os seus problemas de memória são novas e não apresentam esses problemas ao fazer testes de memória. são mais preocupantes as pessoas que têm esses problemas e não se queixam. pois significa que não se apercebem da existência da disfunção.




Problemas importantes.

* Repetir a mesma pergunta
* Esquecer determinadas conversas mesmo quando recordado
* Perder-se num local conhecido
* Não recordar informações recentes como, por exemplo, onde foi no dia anterior ou o que almoçou ou jantou na véspera.

Problemas pouco importantes.

* Subir escadas e esquecer o que ia fazer
* Ir ás compras e esquecer alguma coisa
* Esquecer consultas
*Esquecer alguns recados ao telefone

Os doentes apercebem-se que estão a desenvolver a demência?

- No início da doença, as pessoas com maior capacidade intelectual podem aperceber-se da doença e ficar muito ansiosas e deprimidas. No entanto, esta capacidade é rapidamente perdida com o avançar da doença, levando a negação dos sintomas e recusa ajuda.

Que problemas poderão surgir nas fases mais avançadas da doença?

* Agitação (sobretudo nocturna)
* Obstipação 
*Incontinência 
* Dificuldades em engolir
*Dificuldades com a higiene
* Alterações do ritmo sono/vigília



BIBLIOGRAFIA UTILIZADA


(Caso estejam interessados em aprofundar este tema poderão encontrar informação mais detalhada e actualizada, em livros e nas vossas pesquisas na internet).

(Imagens retiradas da web) 



Tudo de bom!






Sem comentários:

Enviar um comentário