1º Como correu o teu dia?
Talvez já tenha dito alguma coisa sobre o dia antes, mas quando perguntamos esperando uma resposta, há sempre alguma coisa de relevância que eles nos contam. Se for irrelevante não interessa, ouvimos com o mesmo interesse, porque tudo na vida dos nossos filhos nos interessa, não é?!2º Como correu o recreio?
É nessa altura que as crianças inter-ajem com os colegas, e as brincadeiras propiciam confrontos, ou uniões com outros amigos. As brincadeiras são reveladoras de muitos aspectos dos nossos filhos e dos outros meninos. Porque nos interessa também ir conhecendo os colegas dos nossos filhos, ainda que seja indirectamente.
3º Falar de quando ele(a) era bebé.
As crianças adoram que lhes contemos detalhes dos primeiros dias, semanas e meses de vida. Porque eles não se recordam e porque com as nossas lembranças eles vão construindo uma imagem sobre eles mesmos; de quanto já eram amados pelos pais.
4º Contar histórias dele(a) de quando era criança pequenina.
Episódios engraçados que os envolvem, provando a agilidade, curiosidade, inteligência e sentido de humor são muito apreciados por todas as crianças. São motivo de orgulho e alegria.
5º Contar histórias de família.
É muito importante para as crianças construírem mentalmente a sua história familiar, de forma a compreender as pessoas que constituem a família. De forma a compreenderem-se a eles mesmos. E as histórias dos parentes que os precederam são muito importantes. Assim como daqueles com quem ainda partilham a vida.
6º Rezar.
Não precisa de ser uma oração religiosa, no conceito mais rigoroso da palavra; pode ser uma frase dirigida a Deus, mas também aos anjo, ou às fadas, ou aos duendes, a uma qualquer entidade benigna que desejar. Um agradecimento pelo dia que passou, e um pedido de protecção para durante a noite. Estas palavras tranquilizam a mente de forma a adormecer sem medos.
7º Fazer declarações de amor.
Muitas vezes durante o dia, a pressa, os horários para cumprir, e as tarefas rotineiras fazem-nos esquecer as palavras que julgamos menos necessárias, como o "amo-te muito". No entanto, estas palavras mágicas devem ser ditas diariamente. Para que no final do dia, apesar de ter acontecido alguma coisa menos boa, fique claro que os amamos.
8º Explicar conversas.
Por vezes, entre adultos há conversas que as crianças captam inadevetidamente. Não é nada com elas, porém sendo assunto que lhes fica na mente, e lhes causa confusão, devemos conversar sobre o assunto e esclarecer as dúvidas. Utilizando as palavras adequadas para cada idade, claro.
9º Explicar situações.
A falta de tempo durante o dia proporciona muitos lapsos de comunicação. Frequentemente, nós, mães, pais e educadores impomos vontades contrárias às das nossas crianças, que não são devidamente explicadas na altura. Na hora de dormir, é bom repescar essa determinada situação, e explicar o porquê da nossa decisão. Eu acredito muito na explicação dada às crianças; porque ainda que seja para legitimar a nossa opção, as crianças têm uma enorme capacidade de compreensão. Aliás, eu acredito muito, mesmo muito, na comunicação.
10º Exercitar a auto-estima.
Há crianças com alta e baixa auto-estima, tenho um par destes nas antípodas! E há dias, em que a auto-estima fica mais em baixo, devido a algum problema que aconteceu durante o dia. Ou abalada, com algum acontecimento que terá lugar no dia seguinte, como um teste. Então, depois de tudo, fazemos uma cantilena para promover a auto-estima. A mãe diz, o filho repete: eu sou inteligente, eu sou capaz, eu sou gentil, eu estou tranquilo, etc. Seja o que for que a criança está a precisar de ouvir.
Se querem saber mais visitem este BLOG (fui lá espreitar (retirar)), a bloguista fala deste assunto de uma maneira prática e interessante! Vale a pena espreitar!
Tudo de bom!
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