SER AMIGO É...
Autor: CARAPINHEIRO, ANA LUISA
Editora: Chiado Editora
Colecção: Recreio
ISBN: 9789896977481
Devido à importância que a amizade assume no desenvolvimento social das crianças, este livro permite que estas possam conhecer e pensar um pouco mais sobre a importância deste tipo de relacionamento social bem como as formas de expressar os sentimentos que nutrem pelos companheiros no jardim-de-infância.
Assim sendo, o livro consiste numa compilação de definições sobre a amizade realizada por crianças em idade pré-escolar. As definições foram obtidas através de uma entrevista realizada exclusivamente para a
elaboração de uma tese de mestrado em Psicologia da Educação, tendo como temática “Relações de amizade no pré-escolar”.
associados às ilustrações, permitindo assim uma maior interacção entre o livro e a criança, sendo que posteriormente o livro pode ser “contado” pela própria criança.
Actividades que podem fazer com a ajuda do livro!
1- Reunir as crianças na manta e conversar sobre a “Amizade”: perguntar às crianças se estas sabem definir a amizade: “Sabem o que é a amizade? ; O que é ser amigo? ; Quem é vosso amigo? ; Porque são amigos? ; O que gostam de fazer juntos?”. O(a) educador(a) pode registar num caderno as respostas dadas pelas crianças;
2- Posteriormente o educador mostra às crianças o livro e lê as frases deste e pode compará-las com as respostas dadas pelo seu grupo;
3- As crianças respondem às questões colocadas no livro com a ajuda do(a) educador(a).
4- Criar um Placar na sala onde possam expor as definições de amizade dadas pelas crianças;
5- No dia da Amizade criar um marco de correio para a sala de actividades e de seguida pedir às crianças para pintarem um postal a partir de uma das imagens do livro para dar a um amigo(a). Posteriormente entregamos os postais aos seus destinatários;
6- Construir um livro sobre as definições de amizade (dadas pelas crianças) para a sala de actividades e, se possível reproduzir o livro e oferecer a todas as crianças. Deste modo, as crianças ficarão com uma recordação da actividade.
7- Fazer o “Jogo do Amigo”: distribuir folhas pelas crianças e pedir-lhes que desenham um amigo(a) livremente. Posteriormente, a criança apresenta o retrato do seu amigo(a) e descreve o amigo(a) através
das actividades preferidas ou características físicas do amigo mas sem nomear o seu nome. As crianças devem fazer um jogo de dedução e descobrir o nome do amigo(a) descrito por a criança que o nomeou.
8- Construir puzzles a partir das imagens do livro para oferecer deprenda no dia da amizade.
9- Criar um poema sobre a amizade.
10-Pintar uma t-shirt para celebrar o dia da amizade a partir de uma das imagens do livro, se possível permitir que a criança seleccione a frase favorita do livro.
Tudo de bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário