sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conversando com Pais Criativos, Filhos Felizes!

Esta é a primeira entrevista de muitas que pretendo fazer e colocar neste blog. Hoje vou entrevistar Pais Criativos, Filhos Felizes da  bloguista Andreia Vidal.
Conheci este blog quando uma vez pesquisava sobre co-sleeping… desde aí que sou uma visita regular…
Este é o blog Pais Criativos, Filhos Felizes: http://www.paiscriativos.blogspot.pt/
Por detrás deste blog encontra-se Andreia Vidal, mãe e educadora, passou grande parte da sua infância a desenhar e a inventar as mais fantásticas histórias ao som da máquina de costura da avó. Todo o seu percurso académico esteve ligado às artes, e, após trabalhar como voluntária num centro de crianças de risco em Barcelona, apaixonou-se pela educação. Decidiu tirar a licenciatura em educação de infância na ESEIMU, e com isso, ligar as artes à pedagogia. É ainda pós-graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. Com o nascimento do seu filho, a sua criatividade encontrou um novo rumo: criou uma marca de bonecos de pano originais, únicos e feitos à mão pela própria: os Gingubas. Foi o seu trabalho como educadora que a fez perceber a importância das atividades criativas na vida e no desenvolvimento das crianças.
Autora do livro 365 Atividades para Fazer com os seus Filhos (publicado recentemente), trata-se um livro de atividades, uma para cada dia do ano. Para fazer na sala, na casa de banho, na cama, na cozinha ou ao ar livre. Em dias tristes de chuva ou de sol radioso. Usando tintas de várias cores, pincéis, papel, tesoura, farinha, cola, molas, latas e muitos outros materiais recicláveis…, ou simplesmente a vossa imaginação. Para as férias e dias especiais. Para cantar, pô-los a dançar ou a pensar. Estimulando a curiosidade, as suas competências cognitivas e o crescimento emocional das crianças. Para realizar em cinco ou dez minutos ou durante uma tarde inteira. Um convite irrecusável para pais e filhos brincarem, se divertirem e passarem bons momentos juntos.



A Pozinhos de Perlimpompum esteve a conversa com ela….
O blog nasceu no dia 10 de Maio de 2011 com um post sobre a Carta dos direitos das Crianças a Brincar e desde aí nunca mais parou de postar….
Segundo, a autora do blog “Este blog nasceu fruto do meu trabalho de pesquisa para o livro "365 atividades para fazer com os seus filhos", quis perceber se as pessoas se irião interessar pelo tema e qual seria a reação, e na verdade o blog têm sido uma verdadeira surpresa porque em pouco tempo tornou-se conhecido e passagem diária de vários pais e mães, coisa que muito me alegra!”
Escolheu o nome Pais Criativos, Filhos Felizes porque  “O nome é exatamente a mensagem que eu quero passar : Pais criativos filhos felizes. Acredito mesmo, mesmo nisso! Sou educadora de infância e observo todos os dias o poder que as atividades criativas têm nas crianças. Além de aprenderem muito diversas temáticas deixa-as felizes!” 
Crê na máxima que dá título ao seu blog? Acredito muitíssimo! Além disso acho que a criatividade é uma competência importantíssima e que pode e deve ser estimulada desde a infância. No futuro os nossos filhos só vão ganhar em serem criativos, é uma mais valia sem dúvida!”
A própria afirma que o blog foi uma mais-valia na sua vida, pois “O blog trouxe proximidade com pessoas que não conhecia. E ajuda muito no meu trabalho diário. As pessoas através dele podem ver o tipo de educadora e mãe que sou, é sem dúvida uma mais valia muito grande!”
Das centenas de mensagens que postou “Não sei propriamente dizer uma ideia que gostei mais, mas vou destacar a que postei ontem, onde conto a história de uma professora primária que ficou desempregada e usou a criatividade como arma para o desemprego! Eu acredito que a criatividade pode realmente fazer a diferença nestes casos e é um fator determinante para termos sucesso profissional.
 O livro 365 atividades para fazer com os seus filhossurgiu da vontade de partilhar com os pais atividades que todos podem fazer com os seus filhos. Atividades variadas desde jogos, rituais, artes plásticas, crafts, culinárias, recicláveis, voluntariado...o livro engloba tudo isto e oferece aos pais "receitas" de atividades muito divertidas, fáceis de fazer por qualquer pessoa e muito estimulantes para a criança! Acho que o livro vai ajudar muitos pais a passarem tempo de qualidade com os seus filhos!
Este é, portanto um blog que sigo e que vos venho a dar a conhecer (caso ainda não saibam da existência dele). Espero que passem por lá e gostem dele tanto quanto eu.
Obrigada Pais Criativos, Filhos Felizes (Andreia Vidal)
Muito sucesso e tudo de bom! =)


Sem comentários:

Enviar um comentário